• Evandro Dindon

Business card? Será que ainda "vira"?

Entre as várias respostas possíveis aparecem algumas como: Não! Porque eu já tenho uma rede social. Ou então porque todo mundo só pega para jogar fora. E em épocas de marketing digital, o nosso pequeno amiguinho tem recebido grande preconceito.

Mas os cartões de visitas são tão eficientes quanto seus concorrentes digitais – você entrega o cartão e o seu novo conhecido sabe quem você é e como entrar em contato.


Mesmo hoje, as pessoas adoram ver seu nome impresso. Isso gera credibilidade para você e o seu negócio!

Quando as pessoas trocam cartões, transferem mais do que dados de contato, passam também impressões e histórias, por isso a identidade visual é tão importante nesse item do seu pacote de comunicação que, apesar de pequeno, o cartão exige conhecimento e muita técnica para ser criado e produzido. Veja abaixo motivos pelos quais você deve ter um cartão de visitas.

É a primeira impressão Muitas vezes o cartão é o primeiro e único contato com sua empresa e a percepção sobre uma pessoa ou empresa é criada nesses primeiros momentos. Certamente você não quer passar uma imagem amadora, descuidada ou antiprofissional. Por isso a criação e a qualidade técnica (papel, cores, impressão) farão a diferença.

Faz parte de sua imagem institucional Ter um bonito cartão de visitas mostra profissionalismo e a importância que você confere à sua empresa. Além de conter seus dados de contato, é um ato de socialização e dá credibilidade.

Possibilita ser original Quem não deseja ser original? O cartão permite marcar essa diferença positiva desde o início. Se você já demonstra cuidado e criatividade no cartão, imagine o que pode oferecer por seus clientes.

Fácil de carregar e entregar Seu formato é o ideal para levar na carteira, entregar seus contatos e arrancar um elogia logo de início. Tenha-o sempre em mãos, afinal você nunca sabe quando virão as oportunidades.

Marketing direto + Network Seu cartão é uma peça de marketing direto, entregue cara a cara. Tem a vantagem de reunir todos os seus contatos (celular, e-mail, site, redes sociais) em um único lugar. Além de ser fundamental para construir seu network.

Baixo custo Produzir bons cartões tem valor bastante acessível, é investimento (não custo) e se encaixa em qualquer orçamento. Não existe desculpa para não ter um.

Mas nosso mundo não é online? Um cartão físico gera lembrança, é tátil e você concorda comigo que interromper uma reunião, sacar o smartfone para compartilhar contatos, enviar mensagem ou tirar uma foto não é nada simpático.

De tão importante que é, Jay Conrad Levinson listando as 100 principais armas do marketing de guerrilha, coloca o cartão de visita na 9º posição para divulgar seu serviço, produto ou site.

Sobre a entrega Não existe regra sobre o momento exato para oferecer ou realizar a troca de cartões, porém costumes antigos como dobrar uma das pontas ou riscar seu sobrenome com caneta estão em desuso.

Concluindo: seu cartão deve ser bonito, com informações dispostas de forma organizada e representar o que você ou sua empresa oferece. Trate-o com carinho, afinal ele carrega o logotipo de sua empresa. Em inglês chama-se “business card”, reforçando sua importância para a companhia e fechamento de novos negócios.

Texto by Daniel Pels

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